terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dicas para ser APROVADO

Dica 1:

Escolha bem o seu material, pois 85% de sua preparação depende da qualidade dos livros, apostilas e resumos. É bom ressaltar que ninguém passa em concurso somente lendo apostilas. Nada contra esse tipo de material, mas acontece que passar em concurso requer um aprofundamento nas matérias. E as apostilas raramente oferecem um nível adequado de aprofundamento.

Dica 2:

Escolha o concurso em que deseja ser aprovado. De nada adianta ficar atirando para todos os lados. Defina uma carreira (judiciária, bancária, militar etc.) e estude apenas aquelas matérias relacionadas aos concursos da respectiva carreira. Muito cuidado! Você deve fazer o máximo de concursos que puder, mas somente se as matérias do conteúdo programático estiverem dentro daquele rol de matérias que você tem estudado.

Dica 3:

Não tenha pressa de aprender tudo de uma só vez. Prime pela qualidade do que se estuda, e não pela quantidade. Estude de maneira criteriosa, absorvendo o máximo de detalhes sobre o conteúdo.

Dica 4:

Se possível, faça um cursinho preparatório. Apesar de não ser um determinante na sua aprovação, ele pode ser uma útil ferramenta quando utilizada corretamente.

Dica 5:

Desenvolva o hábito do estudo! Estude muitas horas por dia - o máximo que você conseguir. Não adianta achar que será aprovado sem acumular carga horária de estudo.

Concursos Previstos 2011

Previsão dos concursos para 2011:

http://www.concursosmilitares.com.br/concursos-previstos/


http://www.concursoseprovas.com.br/concursos-militares/


Leia os editais e mantenha-se informado.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CORPO DE BOMBEIROS - CB

Um Bombeiro é um profissional ou voluntário que por vezes possui treinamento e equipamento adequado para apagar ou minimizar incêndios, resgatar pessoas em situação de perigo, salvaguardar bens materiais e ajudar e fornecer assistência nos desastres naturais e nos causados pelo homem.
Podem ser militares, no caso da grande maioria dos estados Brasileiros, ou então civis e voluntários, como ocorre em alguns países europeus e nos EUA. Em geral são profissionais que têm grande prestígio junto ao público, principalmente o infantil, pois são vistos como heróis. Em Portugal, os bombeiros são popularmente conhecidos como Soldados da Paz.
No Brasil, a maioria da população crê que todo bombeiro é militar. Poucos conhecem a existência do bombeiro civil, que pode ser empregado em empresas (ou de atendimento ao público como voluntário ou contratado pelas prefeituras) ou participar de atendimento público como voluntário ou contratado, ou ainda como funcionário municipal. 
Em alguns Estados brasileiros, o Corpo de Bombeiros não está vinculado à Polícia Militar, como por exemplo, no Rio de Janeiro são Corporações distintas. Isso é em decorrência das atividades desenvolvidas pelos Corpos de Bombeiros, quais sejam: de salvamento, socorros em acidentes e desabamentos e de Defesa Civil, quando de catástrofes, enchentes, entre outros. Existem duas maneiras de se ingressar no Corpo de Bombeiros, como Soldado ou Oficial.

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSO

NACIONALIDADE: Ser brasileiro (a)

IDADE: Em São Paulo e no Rio de Janeiro, ter entre 18 a 30 anos. Em outros estados, ter entre 18 a 25 anos

ESCOLARIDADE: Ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio.

FORMAÇÃO: Formar Soldados (CFSd) ou Oficiais (CFO) para a ativa do Corpo de Bombeiros.

SERVIÇO AUXILIAR TEMPORÁRIO (SOLDADO TEMPORÁRIO) - SAV

O Soldado PM Temporário é o jovem que é recrutado pelas Polícias Militares dos estados para O Serviço Auxiliar Voluntário (SAV) nas unidades respectivas. A figura do Soldado temporário tem gerado uma grande polêmica, nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e outros que adotaram este serviço com a finalidade de admitir trabalhadores voluntários para a execução de atividades administrativas, de saúde e de defesa civil”. As exigências são as mesmas pedidas no caso de soldados comuns e também têm que prestar concurso público. As diferenças são que, no caso de soldado-temporário, o candidato deverá obrigatoriamente estar desempregado e o salário a receber, caso aprovado, será de no máximo, dois salários mínimos (que em 2008 era de R$ 830). E é claro, por ser “ temporário” ele prestará serviço a PM por um ano, sendo possível, terminado este prazo, se ele desejar, ter sua permanência prorrogada por mais um ano e daí terá que sair, diferente dos outros soldados comuns que podem permanecer e seguir carreira.
O SAV baseia-se na Lei Federal nº 10.029, de 20 de outubro de 2000, e através dela os estados podem contratar temporariamente homens e mulheres para prestarem serviços administrativos.
Passando pelas etapas seletivas do Concurso, o candidato será recrutado para frequentar o curso de Formação de Soldado PM Temporário, com duração aproximada de 8 semanas, onde o mesmo terá noções de direito penal, administrativo, administração financeira e demais matérias ligadas as atividades que desenvolverá.
Na última semana do curso, o aluno recebe o fardamento completo, com o famoso bolachão do SAV, o símbolo do soldado temporário. Ao final do curso, o aluno passará por uma prova final, e após esta, poderá iniciar sua atividade junto as seções administrativas da PM.

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSO

NACIONALIDADE: Ser brasileiro (a)

IDADE: Ter entre 18 e 23 anos.

ESCOLARIDADE: Ter concluído ou estar em fase de conclusão do Ensino Fundamental.

FORMAÇÃO: Soldado Temporário

CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS - CFO

A carreira do futuro Oficial da Polícia Militar começa quando se ingressa na Academia de Polícia Militar, localizada em Barro Branco/SP, após passar por um concurso público, quando é matriculado no curso de Formação de Oficiais. A maioria dos Estados promove o ingresso dos oficiais pelo vestibular das faculdades estaduais, para que o candidato tenha a sua formação assegurada em nível superior. O CFO é realizado em período integral, durante quatro anos, na Academia de Polícia Militar do respectivo estado. 
O curso tem duração de quatro anos. Durante os anos, o aluno é chamado de aluno-oficial e recebe seu espadim, réplica em miniatura da espada do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar (que está em exposição no 1° Batalhão de Choque Tobias de Aguiar - ROTA). Após os quatro anos, recebe a sua espada, símbolo do oficialato.
O curso possui uma carga horária imensa, com regime de internato no primeiro e segundo ano, tendo seus horários de saída após o término do expediente limitados quer por determinação do Comando da APMBB ou por questões disciplinares, aos finais de semana. Os anos seguintes têm um regime de externato e período de trabalho que vai da sete da manhã a cinco e quinze da tarde, podendo ser estendido conforme necessidade do serviço(operações).
O Comando Geral da Polícia Militar é o grau supremo da instituição policial militar, escolhido pelo Secretário de Segurança Pública e o Governador do Estado de origem.

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSO

NACIONALIDADE: Ser brasileiro (a)

ESTADO CIVIL: Solteiro (a)

IDADE: Não completar 27 anos até 31 de dezembro do ano da inscrição.

ESCOLARIDADE: Ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio.

FORMAÇÃO: Oficial para a ativa da Polícia Militar

CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS - CSFd

O CFSd - Curso de formação de Soldados da Policia Militar. é a escola que forma os Policiais Militares desde a patente de SD.PM (Soldado Policial Militar) a 1º SGT.PM (1º Sagento Policial Militar do Barro Branco).
 Os cursos de formação de praças de Polícia Militar são ministrados em âmbito regional, de acordo com a necessidade de cada Estado. Em alguns, o curso tem a duração de 10 a 12 meses, com estágio probatório. Depois de formados, são promovidos a soldados ou a soldados de 1ª classe.
Ao ingressar na Polícia Militar o aluno, durante o curso, terá gratuitamente:
Formação Profissional Militar e Intelectual, Alojamento, Fardamento, Assistência Médica/Odontológica, Social e Religiosa, Ajuda de Custo (Bolsa Auxílio) para suas despesas pessoais, enquanto aluno. Depois de formado (a), o salário será  compatível com o Posto ou Graduação. São aceitos Jovens Alistados, Soldados de qualquer Força Armada ou Auxiliar, assim como os Jovens dispensados do Serviço Militar por excesso de contingente, na época do Alistamento Militar.

Planos de Carreira:
SOLDADO - CABO - 3° SARGENTO - 2° SARGENTO - 1° SARGENTO - SUBTENENTE - ASPIRANTE A OFICIAL 2° TENENTE 1° TENENTE - CAPITÃO - MAJOR - TENENTE CORONEL - CORONEL (CARREIRA MÁXIMA).


REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSO


NACIONALIDADE: Ser brasileiro (a)

IDADE: Em São Paulo e no Rio de Janeiro, ter entre 18 a 30 anos. Em outros estados, ter entre 18 a 25 anos

ESCOLARIDADE: Ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio.


POLICIA MILITAR - PM

O sistema de segurança pública brasileira conta, além da Polícia Militar, com a Polícia Federal e a Polícia Civil, cada uma delas com sua função específica, mas o mesmo propósito: coibir a criminalidade no país.
Em, se falando de Polícia Militar é necessário lembrar que cada Estado tem a sua Instituição, que é responsável pela segurança pública do Estado. 
As polícias militares estão estruturadas operacionalmente de maneia similar ao Exército, organizadas em comandos intermediários, batalhões, companhias e pelotões. Os batalhões são baseados nos grandescentros urbanos, e suas companhias e pelotões são distribuídos de acordo com a densidade populacional nas cidades circunvizinhas. Normalmente os pelotões são também subdivididos em destacamentos ou postos de policiamento.
A Polícia Militar, com funções de repressão ao crime e manutenção da ordem pública, através do uso legítimo da força se necessário, é responsável por fazer-se respeitar e cumprir as leis.
Além do serviço normal de Policiamento Ostensivo,realizado pelas Polícias Militares Estaduais,  nas áreas consideradas "Áreas de Risco", as Guarnições de serviços nas Viaturas Policiais, são responsáveis pela maior parte do atendimento em ocorrências, devido a sua facilidade para deslocamento e por estarem interligadas via rádio. O que
permite uma comunicação rápida e eficiente com o COPOM, Centro de Operações da Policia Militar, este recebe uma solicitação via fone 190 e repassando a ordem as Guarnições motorizadas para que atendam a solicitação.

Os candidatos, de ambos os sexos, possuem, geralmente, duas maneiras de ingresso: como soldados e oficiais. Os cursos de formação de praças de Polícia Militar são ministrados em âmbito regional, de acordo com a necessidade de cada Estado. Em alguns, o curso tem a duração de 10 a 12 meses, com estágio probatório. Depois de formados, são promovidos a soldados ou a soldados de 1ª classe.

QUADRA DE TAIFEIROS DA AERONÁUTICA - QTA

O Quadro de Taifeiros da Aeronáutica é formado por militares não-oficiais (praças), profissionais especializados em serviços gerais como cozinha, serviços de barman, camareiros, motoristas, alfaiates, barbeiros, copeiro, mensageiros, "ordenanças (secretários ou ajudantes-de-ordem)", comissários de bordo das aeronaves de transporte de passageiros da Força Aérea Brasileira e da Presidência da República entre outros, que desempenham papel importante na administração da Aeronáutica. Nas Forças Armadas do Brasil, taifeiro é graduação militar antiga, sendo de forma geral superior à graduação de soldado recruta.
Em algumas organizações militares é, portanto, considerado historicamente a primeira graduação após recruta. Geralmente é o soldado que já entra na organização militar com alguma profissionalição ou tem talento para tal. Existem Taifeiros (soldados), Taifeiros de 1º classe (soldado de 1º classe) e o Taifeiro-Mor (cabo). Na Aeronáutica, chegam à suboficial.
Além de todos os conhecimentos técnicos que deve ter em higienização de ambientes, manipulação de produtos químicos industriais (material de limpeza) deve ter conhecimento de prevenção e combate a incêndio, conceitos básicos de primeiros socorros.
Para fazer parte do QTA (Quadro de Taifeiros da Aeronáutica, o candidato deve passar por um exame seletivo. Se aprovado passará por um Curso de Formação de Taifeiros, com duração de 16 semanas, realizado no COMAR ou Organização Militar Regional, apesar do concurso ser feito em âmbito Nacional.
Para ingresso no QTA, o candidato deve ter entre 18 e 24 anos de idade, com Ensino Médio concluído e qualificação comprovada na especialidade a que se responsabiliza na escolha da vaga oferecida.

CENTRO DE INSTRUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE AERONÁUTICA - CIAAR


Localizada na Pampulha – BH/MG, de acordo com idade e a profissão, o CIAAR disponibiliza concursos para homens e mulheres ingressarem nas fileiras da FAB, seja como militar de carreira ou temporária. Os cursos oferecidos no CIAAR, para civis ou militares, são para candidatos que tenham Nível Superior. São eles:

1 - Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários (EAOT): Destinado a profissionais de nível superior.

Idade: No máximo 42 anos de idade.

Duração do Curso: 13 semanas em regime de externato.

Situação após a conclusão do Estágio: O estagiário (a) que concluir, com aproveitamento, o EAOT será nomeado (a) 2º Tenente da Reserva e convocado (a), por um período de 2 (dois) anos, como Oficial Temporário, integrando o Quadro Complementar de Oficiais da Aeronáutica (QCOA). O Segundo-Tenente que demonstrar interesse em permanecer na ativa, após a conclusão do período inicial obrigatório de dois anos, poderá ter o tempo de sua convocação prorrogado, a critério do Comandante da Aeronáutica, até completar oito anos de serviço, quando então, será licenciado (a).

Provas: Português (Gramática e Interpretação), Redação e Prova Específica da Especialidade a concorrer.

2 – Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR): Destinado aos profissionais da área de Engenharia.

Duração do Curso: 19 semanas em regime de externato.

Situação após a conclusão do Curso: Promovido a Primeiro-Tenente Engenheiro, e incluído no respectivo Quadro.

Idade: Não ter completado 31 anos até a data da matrícula na escola.

Provas: Português (Gramática e Interpretação), Redação e Prova Específica de conhecimento profissional na área da Engenharia.

3 - Curso de Adaptação de Médicos, Dentistas e Farmacêuticos (CAMAR – CADAR – CAFAR): Destinado a profissionais da área de saúde.

Duração do Curso: 19 semanas em regime de externato.

Situação durante o curso: 1º Tenente Estagiário do CCC.

Situação após a conclusão do Curso: Primeiro-Tenente Médico, Primeiro-Tenente Farmacêutico ou Primeiro-Tenente Dentista, e incluído no respectivo Quadro.

Idade: Não ter completado 35 anos de idade até a data da matrícula na escola.

Provas: Português (Gramática e Interpretação), Redação e Prova Específica da Especialidade a concorrer.

4 – Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães (EIAC): Destinado a sacerdotes da Igreja Católica Apostólica Romana e pastores evangélicos. Duração do Curso: Treze semanas em regime de externato.

Situação após o Curso: Segundo-Tenente e incluído no Quadro de Oficiais Capelães da Aeronáutica (QOCPL).

Idade: Ter entre 30 e 40 anos de idade na data da matrícula na escola.

Provas: Português (Gramática e Interpretação), Redação e Prova Específica Dentro da área pleiteada.

ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO AR - EPCAR

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) é uma escola de ensino da Força Aérea Brasileira (FAB), sediada em Barbacena/MG. Sua missão é preparar jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA) por meio do CPCAR (Curso Preparatório de Cadetes do Ar) e, ao mesmo tempo, proporcionar o complemento do Ensino Médio.
O CPCAr compreende 3 anos, para os que ingressarem no 1º ano, e um ano para os que ingressarem no 3º ano,com formação equivalente ao Ensino Médio do Sistema Nacional de Educação abrangendo instruções nos campos geral e militar, ministradas sob o regime de internato procurando,  despertar no aluno  a motivação para a carreira, bem como, o entusiasmo pela aviação e pela Força Aérea.
Aapós sua formatura no CPCAr o aluno poderá ingressar  sem concurso na AFA  desde que tenha durante o curso apresentado bom aproveitamento intelectual e militar. Ao ingressar na AFA, estudará mais quatro anos atingindo o nível superior, com o objetivo de se tornar um Oficial Aviador (Piloto Militar), podendo chegar até o Posto de Brigadeiro.

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSO

NACIONALIDADE: Ser brasileiro

ESTADO CIVIL: Solteiro

IDADE: Ter no mínimo 13 anos e, no máximo 17 anos de idade.

ESCOLARIDADE: Para participar do exame seletivo o candidato deverá ter concluído, ou estar em fase de conclusão do Ensino Fundamental.

FORMAÇÃO: Conclusão do Ensino Médio como Cadete da Aeronáutica.

VANTAGENS COMO ALUNO: Alojamento, Fardamento completo, Alimentação, Assistência Médica e Odontológica, Férias, Salário Aluno, para que não precise depender da família entre outras vantagens.

VANTAGENS DEPOIS DE FORMADO: Projeção de carreira, salários compensadores, vida estabilizada, segurança e tranquilidade para toda a família entre, outras vantagens que só a vida militar oferece.

ACADEMIA DA FORÇA AÉREA - AFA

A Academia da Força Aérea (AFA), situada na cidade de Pirassununga (SP), é um estabelecimento de ensino superior, que integra o Sistema de Formação e Aperfeiçoamento do Comando da Aeronáutica. Sua finalidade é formar Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Força Aérea Brasileira, incentivando e aprimorando em cada Cadete os atributos intelectuais, morais e físicos, essenciais ao Oficial da Aeronáutica. Os cursos de formação da AFA são equivalentes a cursos de graduação plena em Administração.
Atualmente, as aeronaves empregadas na instrução de vôo são os monomotores de treinamento Neiva Universal e o Embraer EMB-312 Tucano, denominados respectivamente, na FAB, como T-25 e T-27.Ambas foram projetadas e construídas no Brasil, exclusivamente, para emprego militar.

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSO

NACIONALIDADE: Ser brasileiro(a)

ESTADO CIVIL: Solteiro(a)

IDADE: Ter no mínimo 17 anos de idade *

ESCOLARIDADE: Ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio.

FORMAÇÃO: Oficial Aviador ou Intendente.

VANTAGENS COMO ALUNO: Alojamento, Fardamento completo, Alimentação, Assistência Médica e Odontológica, Férias, Salário Aluno, para que não precise depender da família entre outras vantagens.

VANTAGENS DEPOIS DE FORMADO: Projeção de carreira, salários compensadores, vida estabilizada, segurança e tranquilidade para toda a família entre, outras vantagens que só a vida militar oferece.

INSTITUTO TECNOLÓGICO DA AERONÁUTICA - ITA

Localizado em São José dos Campos/SP, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição universitária que tem por finalidade promover, por meio do ensino e da pesquisa, a formação de profissionais de nível superior.
Os cursos de engenharia do ITA são ministrados em cinco anos. Os dois primeiros constituem o curso fundamental, com todas as especialidades. Os três seguintes constituem o curso profissional que, atualmente, abre-se em cinco especializações: Engenharia Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica de Aeronáutica, Civil-Aeronáutica e Computação.
Curso de Graduação tem a duração de cinco anos, dos quais, os 2 primeiros constituem o Curso Fundamental, comum a todos os alunos, e os 3 últimos, o Curso Profissional, específico para cada especialidade de Engenharia.

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSO

NACIONALIDADE: Ser brasileiro(a)

ESTADO CIVIL: Solteiro ou Casado

IDADE: Ter no mínimo 17 anos e no máximo 23 anos, até 31 de dezembro do ano da inscrição, se optantes pela carreira militar. Aqueles que desejarem seguir a vida civil depois de formado, podrão se inscrever com idade superior aos 23 anos.

ESCOLARIDADE: Ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio.

FORMAÇÃO: Engenheiro Aeronáutico

VANTAGENS COMO ALUNO: Alojamento, Fardamento completo, Alimentação, Assistência Médica e Odontológica, Férias, Salário Aluno, para que não precise depender da família entre outras vantagens.

VANTAGENS DEPOIS DE FORMADO: Projeção de carreira, salários compensadores, vida estabilizada, segurança e tranquilidade para toda a família entre, outras vantagens que só a vida militar
oferece.

CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS (BÁSICO EM CONTROLE AÉREO) - CSF "BCT"

O curso tem a finalidade de formar Controladores de Vôo, responsáveis pelo controle de vôo das aeronaves e no espaço aéreo, tanto convencional como radar, nos diversos aeroportos do país.
O curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (Modalidade Especial) da Especialidade Básico em Controle de Tráfego Aéreo (CFS – ME – BCT), ministrado pela Escola de Especialistas de Aeronáutica – EEAr, em Guaratinguetá/SP, tem a duração de um ano e abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.
A instrução ministrada no Campo Geral, comum a todas as especialidades, reúne conhecimentos básicos necessários, nivelando os conhecimentos dos alunos de diferentes origens e formações.
A instrução ministrada no Campo Militar, atendendo ao interesse especial do Comando da Aeronáutica, prepara o aluno, não só, para aceitar as regras básicas estabelecidas pela vida militar, como também, demonstrar em suas atividades e vida militar, devoção e entusiasmo pela Força Aérea.
A instrução no Campo Técnico-Especializado, já com o aluno em fase de formação como futuro Sargento, responsabiliza-se pelo desempenho profissional dentro dos padrões estabelecidos pelo Comando da Aeronáutica, para exercer com eficiência as atribuições de sua especialidade escolhida durante o curso que são: Eletricidade de vôo; Metereologia; Suprimentos; Informações; Cartografia; Estrutura e Pintura; Foto-inteligência; Mecânica de Aeronaves; Material Bélico; Eletromecânica; Guarda e Segurança; Metalurgia; Desenho; Equipamento de Vôo; Administração.


REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSO


NACIONALIDADE: Ser brasileiro(a)

ESTADO CIVIL: Solteiro(a), casado(a) ou viúvo(a)

IDADE: Não completar 25 anos até 31/12/2011.

ESCOLARIDADE: Ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio.

FORMAÇÃO: Sargento Especialista da Aeronáutica

VANTAGENS COMO ALUNO: Alojamento, Fardamento completo, Alimentação, Assistência Médica e Odontológica, Férias, Salário Aluno, para que não precise depender da família entre outras vantagens.

VANTAGENS DEPOIS DE FORMADO: Projeção de carreira, salários compensadores, vida estabilizada, segurança e tranquilidade para toda a família entre, outras vantagens que só a vida militar oferece.


FORÇA AÉREA DO BRASIL - AERONÁUTICA

Força Aérea Brasileira, responsável pela Segurança do Espaço Aéreo Nacional, tem a seu cargo, também, a orientação e o controle das atividades da Aviação Civil e a operação do Correio Aéreo Nacional. A aeronáutica compartilha com a Marinha de Guerra e é responsável pelo Patrulhamento das 200 milhas de mar territorial participando, com as demais forças, das manobras continentais.
A Força Aérea Brasileira, ainda, é responsável por:
  • Formular e conduzir a política aeronáutica nacional, civil e militar;
  • Propor a constituição, a organização e os efetivos, bem como aparelhar e adestrar a Força Aérea Brasileira;
  • Formular o planejamento estratégico e executar ações relativas à defesa do País, no campo aeroespacial;
  • Contribuir para a formulação e condução da política nacional de desenvolvimento das atividades aeroespaciais;
  • Orientar, coordenar e controlar as atividades de aviação civil;
  • Estabelecer, equipar e operar, diretamente ou mediante concessão, a infra-estrutura aeroespacial, aeronáutica e aeroportuária;
  • Incentivar e realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento relacionadas com as atividades aeroespaciais;
  • Estimular a indústria aeroespacial;
  •  E prover a segurança da navegação aérea.
O ingresso na Aeronáutica vai de acordo com a idade e nível de escolaridade e, seja como militar de carreira ou temporária, existem várias opções para homens e mulheres ingressarem na Força Aérea.

Para o militar de carreira (oficial ou sargento), o ingresso só é possível mediante a aprovação em concurso público, de âmbito nacional, para uma das Escolas de Formação. O militar, dessa forma, cria um vínculo com a Instituição podendo deixá-la, ao pedir transferência para a reserva remunerada, após o término do seu tempo de serviço.


ESCOLA DE APRENDIZ DE MARINHEIRO - EAM

As EAM (Escolas de Aprendizes de Marinheiros) são estabelecimentos de ensino militar da Marinha do Brasil, cujo propósito é formar marinheiros para o Corpo de Praças da Armada (CPA). Atualmente existem quatro escolas que estão localizadas em Fortaleza/CE, Recife/PE, Vila Velha/ES e Florianópolis/SC. O curso de formação de marinheiros dura um ano em regime de semi-internato.
O currículo é formado por matérias de nivelamento do ensino fundamental (Português, Matemática, Física) disciplinas profissionalizantes, que têm por finalidade fornecer conhecimentos básicos para as futuras especializações na Marinha. Nesta parte mais prática, destaca-se a Marinharia - na qual os jovens aprendem os procedimentos de rotina dos navios - Artilharia, Eletricidade e Informática. Após determinado tempo de serviço é possível passar — por meio de concursos internos — para o Corpo de Oficiais, no qual há chances de chegar a capitão de mar e guerra.

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSO

CURSO: Formação de Marinheiros.

 NACIONALIDADE: Ser brasileiro

ESTADO CIVIL: Solteiro

IDADE: Ter no mínimo 18 anos e no máximo 21 anos de idade em 1º de janeiro do ano do início do curso.

ESCOLARIDADE: Ter concluído ou estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental.

FORMAÇÃO: Marinheiro, servindo nas diversas Organizações da Marinha, em terra ou embarcado.

VANTAGENS COMO ALUNO: Alojamento, Fardamento completo, Alimentação, Assistência Médica e Odontológica, Férias, Salário Aluno, para que não precise depender da família entre outras vantagens.

VANTAGENS DEPOIS DE FORMADO: Projeção de carreira, salários compensadores, vida estabilizada, segurança e tranquilidade para toda a família entre, outras vantagens que só a vida militar oferece.

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA MARINHA MERCANTE - EFOMM

Um Centro de referência para Oficiais da Marinha Mercante não só do Brasil, mas também para jovens cujo país de origem não tenha uma Escola de Marinha Mercante, na EFOMM são formados Oficiais em duas opções de curso: o de Náutica e o de Máquinas. Tanto no curso de náutica quanto no de máquinas, os alunos estudam na Escola em regime de internato durante três anos.
Há duas unidades no Brasil. Uma, localizada na cidade do Rio de Janeiro, o CIAGA – Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, para cidadãos que residem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. E outra, localizada na cidade de Belém, no Estado do Pará: o CIABA – Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar que atende cidadãos que residem nas regiões Norte e Nordeste.
O curso tem duração de dois períodos e é desenvolvido em oito semestres. Após o término do 3º ano, o aluno realizará, obrigatoriamente, o Estágio de Praticante, denominado Programa de Estágio (PREST), a bordo de embarcações mercantes utilizadas na navegação marítima e no apoio marítimo, exclusivamente em empresas indicadas pelos Centros de Instrução.
Durante os semestres acadêmicos, os alunos são militares, conforme previsto no Estatuto dos Militares, por estarem realizando a Formação de Oficiais da Reserva da Marinha.
Ao terminar o curso, o aluno será declarado Bacharel em Ciências Náuticas (curso de nível superior), e passará a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva, não remunerada, da Marinha do Brasil, no posto de 2º Tenente.

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSO

NACIONALIDADE: Ser brasileiro(a)

ESTADO CIVIL: Solteiro(a)

IDADE: Ter entre 17 e 23 anos de idade no dia 31 de janeiro do ano de início do curso.

ESCOLARIDADE: Ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio.

FORMAÇÃO: Oficial da Marinha Mercante

VANTAGENS COMO ALUNO: Alojamento, Fardamento completo, Alimentação, Assistência Médica e Odontológica, Férias, Salário Aluno, para que não precise depender da família entre outras vantagens.

VANTAGENS DEPOIS DE FORMADO: Projeção de carreira, salários compensadores, vida estabilizada, segurança e tranquilidade para toda a família entre, outras vantagens que só a vida militar oferece.

COLÉGIO NAVAL - CN

O CN tem o propósito de preparar e selecionar alunos para ingresso na Escola Naval.
Em situação de mobilização, conflito, estado de defesa, estado de sítio, intervenção federal e em regimes especiais, cabem ao CN as tarefas concernentes à mobilização e à desmobilização que lhe forem atribuídas pelas normas e diretrizes referentes à Mobilização Marítima.
Com ensino médio de qualidade para os futuros comandantes desde 1952 o Colégio Naval vem preparando futuros alunos para a Escola Naval. O currículo extenso, disciplina rígida, rotina de estudos e atividades ligadas ao mar marcam a formação dos rapazes que passam pela instituição.
Estudar na Instituição é o sonho de milhares de jovens que todos os anos participam de um concurso seletivo que reúne milhares de jovens em todo o Brasil concorrendo com as vagas estabelecidas pelo CN, obrigando o jovem, a buscar um preparo de excelência e qualidade.
O Colégio Naval está localizado em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro.

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSO

CURSO: Preparação para o ingresso na EN


NACIONALIDADE: Ser brasileiro

ESTADO CIVIL: Solteiro

IDADE: Ter 15 anos completos e menos de 18 anos de idade em 1º de janeiro do ano do início do curso.

ESCOLARIDADE: Ter concluído ou estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental.

FORMAÇÃO: Conclusão do Ensino Médio e ingresso na Escola Naval como Aspirante.

VANTAGENS COMO ALUNO: Alojamento, Fardamento completo, Alimentação, Assistência Médica e Odontológica, Férias, Salário Aluno, para que não precise depender da família entre outras vantagens.

VANTAGENS DEPOIS DE FORMADO: Projeção de carreira, salários compensadores, vida estabilizada, segurança e tranquilidade para toda a família entre, outras vantagens que só a vida militar
oferece.

QUADROS COMPLEMENTARES E TÉCNICOS DA MARINHA - QC E QT

Ter diploma universitário pode ser a chave para trilhar uma longa carreira na Marinha do Brasil. Todos os anos, profissionais liberais das mais diferentes áreas são selecionados nos seus concursos para os quadros Complementar, Técnico e de Engenheiros. Os vencimentos iniciais após os cursos vão de R$ 2.400 a R$ 2.700, conforme a profissão.
Local da Escola: Todos os cursos acima são realizados no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), localizado na ilha das Enxadas, no Rio de Janeiro.
Finalidade do Curso: O CIAW capacita os oficiais dos diversos Corpos e Quadros para o exercício, na paz e na guerra, das funções previstas nas organizações militares da Marinha.

Condições para ingresso:
  • Para o Corpo de Saúde: ambos os sexos, ter menos de 35 anos e ser brasileiro nato.
  • Para o Corpo de Engenheiros: ambos os sexos, ter menos de 32 anos e ser brasileiro nato. Para o Quadro Técnico: ambos os sexos, ter menos de 32 anos e ser brasileiro nato.
  • Para o Quadro de Capelães Navais: ter mais de 30 e menos de 40 anos de idade, devendo ser reconhecido pela autoridade eclesiástica de sua religião, possuir três anos no exercício de atividades pastorais e ser brasileiro nato.
  • Para o Quadro Complementar: ter menos de 29 anos, e é aberto para candidatos de ambos os sexos apenas para Intendente e sexo masculino para o QC-CA e QC-FN. V

CORPO AUXILIAR DE PRAÇAS - CAP

Localizado na cidade do Rio de Janeiro, o CAP tem como finalidade, formar rapazes e moças a Sargentos Técnicos com possibilidades de seguir carreira até o oficialato suprindo assim, as necessidades da Marinha em funções técnicas e administrativas em Organização Militar.
Os Cursos Técnicos mais procurados pelo CAP são: Administração, Administração Hospitalar, Contabilidade, Estatística, Processamento de Dados, Secretariado, Higiene Bucal, Prótese Dentária, Patologia Clínica, Reabilitação, Radiologia Médica, Artes Gráficas, Desenho Mecânico, Estruturas Navais, Eletrotécnica, Mecânica, Cartografia, Química, Eletrônica, Enfermagem, Meteorologia.
O curso tem duração de quatro meses em regime de semi-internato.

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSO

CURSO: Formação de Cabos Técnicos da Marinha.

 
NACIONALIDADE: Ser brasileiro(a)

ESTADO CIVIL: Solteiro(a)

IDADE: Ter 18 anos completos e, menos de 25 anos de idade no 1º dia do mês de janeiro do ano do início do curso.

ESCOLARIDADE: Ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Curso Técnico de Nível Médio relativo à especialidade a que concorre.

FORMAÇÃO: Cabo Técnico da Marinha

VANTAGENS COMO ALUNO: Alojamento, Fardamento completo, Alimentação, Assistência Médica e Odontológica, Férias, Salário Aluno, para que não precise depender da família entre outras vantagens.

VANTAGENS DEPOIS DE FORMADO: Projeção de carreira, salários compensadores, vida estabilizada, segurança e tranquilidade para toda a família entre, outras vantagens que só a vida militar
oferece.

CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS - CFN

Localizada em Campo Grande, na cidade do Rio de Janeiro, o CFN prepara jovens para integrarem a Marinha do Brasil, responsável pela segurança de assuntos que dizem respeito aos interesses navais do País. Prontos para entrar em ação, em terra ou na água, os Fuzileiros Navais também são chamados de “Anfíbios” que, em situação de emergência sejam capazes de agir com rapidez e eficácia protegendo o nosso litoral e nossas grandes redes hidrográficas.
Ser Fuzileiro Naval requer resistência física. São realizados muitos treinamentos rigorosos e o desempenho nas atividades conta como ponto para a ascensão na carreira. A conduta dos oficiais e dos praças também é observada para critérios de promoção e de participação em cursos e especializações, por exemplo. Isto exige dos Fuzileiros um bom histórico profissional e moral.

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSO

CURSO: Formação de Sargentos Músicos.

NACIONALIDADE: Ser brasileiro

ESTADO CIVIL: Solteiro

IDADE: Ter no mínimo 18 anos e no máximo 21 anos em 1º de janeiro do ano do início do curso

ESCOLARIDADE: Ter concluído ou estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental.

FORMAÇÃO: Fuzileiro Naval

VANTAGENS COMO ALUNO: Alojamento, Fardamento completo, Alimentação, Assistência Médica e Odontológica, Férias, Salário Aluno, para que não precise depender da família entre outras vantagens.

VANTAGENS DEPOIS DE FORMADO: Projeção de carreira, salários compensadores, vida estabilizada, segurança e tranquilidade para toda a família entre, outras vantagens que só a vida militar oferece.

ESCOLA NAVAL - EN

Instalada na Ilha de VIllegagnon, na cidade do Rio de Janeiro, a Escola Naval é uma Instituição responsável por formar jovens brasileiros que irão ocupar os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes da Marinha.

Após quatro anos como aspirante, o jovem passa à condição de guarda-marinha, último estágio de formação antes do oficialato. Com uma viagem de instrução a bordo do Navio-Escola Brasil, os guardas-marinha aprimoram os conhecimentos acadêmicos e profissionais necessários para o bom desempenho do futuro oficial da Marinha.
Em situação de mobilização, conflito, estado de defesa, estado de sítio, intervenção federal e em regimes especiais, cabem à EN as tarefas concernentes à mobilização e à desmobilização que lhe forem atribuídas pelas normas e diretrizes referentes à Mobilização Marítima e as emanadas pelo Diretor de Ensino da Marinha.


REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSO

NACIONALIDADE: Ser brasileiro

ESTADO CIVIL: Solteiro

IDADE: Ter mais de 18 anos completos e menos de 23 anos de idade no 1º dia do mês de janeiro do ano do início do curso.  
 

ESCOLARIDADE: Ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio.

FORMAÇÃO: Oficial de Carreira da Marinha do Brasil

VANTAGENS COMO ALUNO: Alojamento, Fardamento completo, Alimentação, Assistência Médica e Odontológica, Férias, Salário Aluno, para que não precise depender da família entre outras vantagens.

VANTAGENS DEPOIS DE FORMADO: Projeção de carreira, salários compensadores, vida estabilizada, segurança e tranquilidade para toda a família entre, outras vantagens que só a vida militar oferece.

MATÉRIAS (para provas de ingresso): Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia do Brasil.

A MARINHA DO BRASIL

A Marinha de Guerra do Brasil é a responsável pela segurança do litoral brasileiro que, com seus oito mil quilômetros de extensão, é o maior do Oceano Atlântico. A Marinha de Guerra Brasileira está em franco processo de aperfeiçoamento. Ela tem, por missão, se opor a uma ação naval adversa garantindo a segurança do nosso tráfego marítimo, nos mares e vias fluviais do País, preparando e empregando o Poder Naval para assim, contribuir com a defesa da Pátria.
A Marinha, ainda, deve estar pronta para atuar na garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem, atuar em ações sob a égide de organismos internacionais. E, em apoio à política externa do País, cumprir com as atribuições subsidiárias previstas em Lei, com ênfase naquelas relacionadas à Autoridade Marítima, a fim de contribuir para a salvaguarda dos interesses nacionais;
O Comando da Marinha é responsável por:
  • Formular a política naval e a doutrina militar naval;
  • Propor a constituição, a organização e os efetivos, bem como, executar as ações inerentes à responsabilidade das forças navais;
  • Formular o planejamento estratégico e executar o emprego das Forças Navais na defesa do País;
  • Orientar e realizar estudos e pesquisas de seu interesse;
  • Contribuir para a formulação e condução de políticas nacionais que digam respeito ao mar;
  • Orientar e controlar a Marinha Mercante e suas atividades, no que diz respeito à defesa nacional;
  • Prover a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar;
  • Produzir material bélico de seu interesse;
  • Realizar o adestramento militar e a supervisão de adestramento civil no interesse da segurança da navegação nacional;
  • Executar a inspeção naval;
  • Fiscalizar o cumprimento de leis e regulamentos, no mar e nas águas interiores, em coordenação com outros órgãos do Poder Executivo, federal ou estadual, quando se fizer necessária, em razão de competências específicas.


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ALISTAMENTO MILITAR FEMININO


Há muitas meninas e meninos que tem vontade de seguir a carreira militar, ou seja ingressar no exército, aeronáutica, ou marinha. Em algumas áreas é permitido o ingresso de meninas, para tanto é necessário que a pessoa esteja consciente de que para fazer esta escolha há que se ter algumas características de personalidades essenciais como por exemplo:
- Aguçado senso de responsabilidade
- Pontualidade
- Saber receber e acatar ordens
- Ser organizado e porque não dizer metódico no sentido de saber, ou conseguir coordenar tarefas e ações que exigem método, ordem e disciplina.
- Ter equilibrio emocional e auto confiança.
Desta forma, as Forças Armadas do Brasil estão aos poucos abrindo espaço para que as mulheres sigam carreira militar, estudando até mesmo a proposta de oficializar o alistamento voluntário. Ainda é limitado o público feminino no Exército, Marinha e Aeronáutica, mas as FAB tem procurado driblar todos os preconceitos e disponibiliza cargos que combinem com as oficiais.
Hoje, as mulheres ingressam nas Forças Armadas por títulos ou concurso.  Lembrando que o serviço militar feminino foi regularizado em 1996, autorizando que as mulheres permanecessem nos quartéis para cumprir atividades de treinamento.
O Ministério da Defesa propôs em 2008 o alistamento militar feminino, que funciona da mesma forma que o masculino, mas não possui caráter obrigatório. A presença de mulheres nos ambientes militares tem contribuído com a nova forma de trabalho do Exército. Elas demonstram habilidade na prática do treinamento e surpreendem os companheiros de batalhão com tanta garra.
Na verdade, o Exército deseja promover o alistamento militar para mulheres com o objetivo de melhorar os serviços sociais e de saúde. Assim, as recrutas do sexo feminino não atuam em combate ou lidam com diversas armas de fogos, elas são instruídas sobre outras atividades importantes dentro das Forças Armadas. A vontade das mulheres de participar da FAB se deve ao desejo de igualdade com os homens,  buscando maior valorização dentro da sociedade e se mostram dispostas a encarar novos desafios.
Elas  começaram a ser admitidas em 1980, assumindo patentes de soldado e cabo. O Ministério da Defesa quer mudar um pouco esse sistema, permitindo o recrutamento de mulheres como soldados rasos. Com o alistamento feminino liberado, mulheres a partir de 18 anos podem assumir o cargo de recruta nas Forças Armadas Brasileiras, sua inscrição sendo voluntária. A discussão sobre a participação feminina nas FAB ainda está em aberto, é necessário fazer algumas análises antes da tomada de qualquer decisão. Atualmente são 320 mil cadetes femininas FAB, mas a tendência é que esse índice aumente com a aprovação do alistamento militar feminino 2010.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ESCOLA DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DO EXÉRCITO - EsFCEx

Criada em 1989, na cidade de Salvador, é responsável pela formação de militares do Quadro Complementar de Oficiais (QCQ), de diversas áreas de interesse da Força Terrestre (Direito, Administração, Informática, Ciências Contábeis, Relações Públicas, Psicologia, Pedagogia e Magistério). Com duração de nove meses, o curso de formação de oficiais é composto de duas fases: instrução militar básica e instrução específica, conforme a área em que o tenente-aluno optar por se preparar.
A inclusão do segmento feminino nas fileiras do Exército ocorreu em 1992, com a Turma Maria Quitéria. A partir de então, anualmente, homens e mulheres concorrem, em igualdade de condições, ao Concurso de Admissão para o Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar.
O Curso tem duração de 35 semanas com a responsabilidade de preparar os alunos para assumir as funções, de acordo com sua especialidade e, em qualquer lugar do Território Nacional.

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSO

NACIONALIDADE: Ser brasileiro (a)

ESTADO CIVIL: Sem exigências

IDADE: Possuir, no mínimo, 20 anos e, no máximo, 36 anos de idade completados até 31 de dezembro doa no da matrícula.

ESCOLARIDADE: O concurso é voltado para profissionais, de nível superior, nas áreas de interesse do Exército, definidas pelo Estado-Maior do Exército, para a formação de oficiais do Quadro Complementar e de Capelães Militares.

FORMAÇÃO: Inicia como Primeiro – Tenente e vai até Tenente Coronel

VANTAGENS COMO ALUNO: Alojamento, Fardamento completo, Alimentação, Assistência Médica e Odontológica, Férias, Salário Aluno, para que não precise depender da família entre outras vantagens.

VANTAGENS DEPOIS DE FORMADO: Projeção de carreira, salários compensadores, vida estabilizada, segurança e tranquilidade para toda a família entre, outras vantagens que só a vida militar oferece.

ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS - AMAN

Localizada em Rezende, no Estado do Rio de Janeiro, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), é uma unidade do Exército Brasileiro responsável pela formação dos oficiais da ativa e futuros chefes militares das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico.
O ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras pode ser obtido mediante concurso público de âmbito nacional após a conclusão do Ensino Médio ou, através da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPECx),para candidatos que tenham concluído ou estejam cursando o 2º ano do Ensino Médio.
Passando pela EsPECx, onde será concluído o Ensino Médio, o jovem entra para AMAN sem concurso onde, passará quatro anos saindo formado com grau superior.


REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSO


 NACIONALIDADE: Ser brasileiro


ESTADO CIVIL: Solteiro


IDADE: Possuir no mínimo 16 anos e, no máximo 21 anos de idade, completados no período de 1º de
janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso.


ESCOLARIDADE: Ter o Ensino Médio concluído pela EsPCEx (Academia Preparatória de Cadetes do Exército)


FORMAÇÃO: Oficial de Carreira do Exército


VANTAGENS COMO ALUNO: Alojamento, Fardamento completo, Alimentação, Assistência Médica e Odontológica, Férias, Salário Aluno, para que não precise depender da família entre outras vantagens.


VANTAGENS DEPOIS DE FORMADO: Projeção de carreira, salários compensadores, vida estabilizada, segurança e tranquilidade para toda a família entre, outras vantagens que só a vida militar oferece.

ESCOLA DE SARGENTO DAS ARMAS - EsSA

Criada após o término da 2ª Guerra Mundial, em 21 de agosto de 1945, inicialmente funcionava na escola Militar do Realengo, na cidade do Rio de Janeiro e, somente no final de 1949 os sargentos combatentes passaram a ser formados em Minas Gerais. Localizada em Três Corações, a 350 Km do Rio de Janeiro, a Escola de Sargento das Armas, é uma instituição, exclusivamente destinada à formação de Sargentos Combatentes de carreira, das armas de Infantaria, Cavalaria, Engenharia e Comunicação.
Ao ingressar na EsSA, o aluno vive em regime de internato durante todo o período de formação. O curso é dividido em dois períodos: O Período Básico, com duração de 34 semanas, desenvolvido nas unidades dos corpos de tropas, sob a coordenação da EsSA e o Período de Qualificação, aplicado nas dependências da EsSA  durante 43 semanas onde, o aluno recebe orientações específicas sobre a Arma escolhida.
A ascensão na carreira segue critérios de pontuação, baseados na especialização, aperfeiçoamento, tempo de serviço e comportamento. Depois de formado, o aluno é declarado 3º Sargento. A patente máxima a que os sargentos podem ascender, dentro de 25 a 30 anos de carreira, é o posto de capitão, com salários de mais de R$ 3 mil.

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSO

CURSO: Formação de Sargentos em diversas habilitações.

NACIONALIDADE: Ser brasileiro

ESTADO CIVIL: Solteiro, Casado.

IDADE: Ter no mínimo 18 anos de idade e, no máximo, 24 anos de idade até 30 de junho do ano da matrícula na escola.
Obs.: Candidatos com idade entre 17 e 23 anos de idade podem participar dos exames seletivos.

ESCOLARIDADE: Para participar do exame seletivo o candidato deverá ter concluído, ou estar em fase de conclusão do Ensino Médio.

FORMAÇÃO: 3º Sargento do Exército

VANTAGENS COMO ALUNO: Alojamento, Fardamento completo, Alimentação, Assistência Médica e Odontológica, Férias, Salário Aluno, para que não precise depender da família entre outras vantagens.

VANTAGENS DEPOIS DE FORMADO: Projeção de carreira, salários compensadores, vida estabilizada, segurança e tranquilidade para toda a família entre, outras vantagens que só a vida militar oferece.

ESCOLARIDADE: Ter concluído ou estar concluindo a 8ª série do 1º grau.(Ens.Fundamental)

MATÉRIAS (para as provas de ingresso): Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia do Brasil.

COLÉGIO MILITAR - CM

O Sistema Colégio Militar do Brasil é composto por doze estabelecimentos de ensino  mais a Fundação Osório sob o controle da Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial que está subordinada ao Departamento de Ensino e Cultura do Exército Brasileiro.
Tem como objetivo a educação básica no ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e no ensino médio ministrada a filhos de militares das três Forças Armadas e das Forças Auxiliares, além de estudantes oriundos do meio civil através de concurso público realizado anualmente nas cidades em que estão localizados (Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Campo Grande, Fortaleza, Juiz de Fora, Manaus , Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Santa Maria).
O Sistema Colégio Militar do Brasil possui atualmente cerca de 14.500 alunos de ambos os sexos.

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSO

NACIONALIDADE: Ser brasileiro (a)

ESTADO CIVIL: Solteiro (a)

IDADE:
Para ingresso no 6º ano:
Completar 10 (dez) anos até 31 de dezembro do ano da matrícula ou, ter menos de 13 (treze) anos em 1º de janeiro do ano da matrícula, prevista no Calendário Anual do Processo Seletivo;

Para ingresso no 1º Ano do Ensino Médio, completar 14 (quatorze) anos até 31 de dezembro do ano da matrícula ou, ter menos de 18 anos  em 1º de janeiro do ano da matrícula, prevista no Calendário Anual do Processo Seletivo.

ESCOLARIDADE:
Para ingresso no 6º Ano do Ensino Fundamental
, ter concluído a 4º série, no Sistema de Ensino Fundamental, com duração de 8 anos, ou o 5º ano do Sistema de Ensino Fundamental, com duração de 9 anos.


Para ingresso no 1º Ano do Ensino Médio, ter concluído a 8ª série no Sistema de Ensino Fundamental, com duração de 8 anos, ou o 9º ano no Sistema de Ensino Fundamental, com duração de 9 anos.

FORMAÇÃO: Conclusão do Ensino Fundamental para a 1ª Turma e Ensino Fundamental para 2ª Turma.