terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

SERVIÇO AUXILIAR TEMPORÁRIO (SOLDADO TEMPORÁRIO) - SAV

O Soldado PM Temporário é o jovem que é recrutado pelas Polícias Militares dos estados para O Serviço Auxiliar Voluntário (SAV) nas unidades respectivas. A figura do Soldado temporário tem gerado uma grande polêmica, nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e outros que adotaram este serviço com a finalidade de admitir trabalhadores voluntários para a execução de atividades administrativas, de saúde e de defesa civil”. As exigências são as mesmas pedidas no caso de soldados comuns e também têm que prestar concurso público. As diferenças são que, no caso de soldado-temporário, o candidato deverá obrigatoriamente estar desempregado e o salário a receber, caso aprovado, será de no máximo, dois salários mínimos (que em 2008 era de R$ 830). E é claro, por ser “ temporário” ele prestará serviço a PM por um ano, sendo possível, terminado este prazo, se ele desejar, ter sua permanência prorrogada por mais um ano e daí terá que sair, diferente dos outros soldados comuns que podem permanecer e seguir carreira.
O SAV baseia-se na Lei Federal nº 10.029, de 20 de outubro de 2000, e através dela os estados podem contratar temporariamente homens e mulheres para prestarem serviços administrativos.
Passando pelas etapas seletivas do Concurso, o candidato será recrutado para frequentar o curso de Formação de Soldado PM Temporário, com duração aproximada de 8 semanas, onde o mesmo terá noções de direito penal, administrativo, administração financeira e demais matérias ligadas as atividades que desenvolverá.
Na última semana do curso, o aluno recebe o fardamento completo, com o famoso bolachão do SAV, o símbolo do soldado temporário. Ao final do curso, o aluno passará por uma prova final, e após esta, poderá iniciar sua atividade junto as seções administrativas da PM.

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSO

NACIONALIDADE: Ser brasileiro (a)

IDADE: Ter entre 18 e 23 anos.

ESCOLARIDADE: Ter concluído ou estar em fase de conclusão do Ensino Fundamental.

FORMAÇÃO: Soldado Temporário

Nenhum comentário:

Postar um comentário