terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

QUADRA DE TAIFEIROS DA AERONÁUTICA - QTA

O Quadro de Taifeiros da Aeronáutica é formado por militares não-oficiais (praças), profissionais especializados em serviços gerais como cozinha, serviços de barman, camareiros, motoristas, alfaiates, barbeiros, copeiro, mensageiros, "ordenanças (secretários ou ajudantes-de-ordem)", comissários de bordo das aeronaves de transporte de passageiros da Força Aérea Brasileira e da Presidência da República entre outros, que desempenham papel importante na administração da Aeronáutica. Nas Forças Armadas do Brasil, taifeiro é graduação militar antiga, sendo de forma geral superior à graduação de soldado recruta.
Em algumas organizações militares é, portanto, considerado historicamente a primeira graduação após recruta. Geralmente é o soldado que já entra na organização militar com alguma profissionalição ou tem talento para tal. Existem Taifeiros (soldados), Taifeiros de 1º classe (soldado de 1º classe) e o Taifeiro-Mor (cabo). Na Aeronáutica, chegam à suboficial.
Além de todos os conhecimentos técnicos que deve ter em higienização de ambientes, manipulação de produtos químicos industriais (material de limpeza) deve ter conhecimento de prevenção e combate a incêndio, conceitos básicos de primeiros socorros.
Para fazer parte do QTA (Quadro de Taifeiros da Aeronáutica, o candidato deve passar por um exame seletivo. Se aprovado passará por um Curso de Formação de Taifeiros, com duração de 16 semanas, realizado no COMAR ou Organização Militar Regional, apesar do concurso ser feito em âmbito Nacional.
Para ingresso no QTA, o candidato deve ter entre 18 e 24 anos de idade, com Ensino Médio concluído e qualificação comprovada na especialidade a que se responsabiliza na escolha da vaga oferecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário