terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

POLICIA MILITAR - PM

O sistema de segurança pública brasileira conta, além da Polícia Militar, com a Polícia Federal e a Polícia Civil, cada uma delas com sua função específica, mas o mesmo propósito: coibir a criminalidade no país.
Em, se falando de Polícia Militar é necessário lembrar que cada Estado tem a sua Instituição, que é responsável pela segurança pública do Estado. 
As polícias militares estão estruturadas operacionalmente de maneia similar ao Exército, organizadas em comandos intermediários, batalhões, companhias e pelotões. Os batalhões são baseados nos grandescentros urbanos, e suas companhias e pelotões são distribuídos de acordo com a densidade populacional nas cidades circunvizinhas. Normalmente os pelotões são também subdivididos em destacamentos ou postos de policiamento.
A Polícia Militar, com funções de repressão ao crime e manutenção da ordem pública, através do uso legítimo da força se necessário, é responsável por fazer-se respeitar e cumprir as leis.
Além do serviço normal de Policiamento Ostensivo,realizado pelas Polícias Militares Estaduais,  nas áreas consideradas "Áreas de Risco", as Guarnições de serviços nas Viaturas Policiais, são responsáveis pela maior parte do atendimento em ocorrências, devido a sua facilidade para deslocamento e por estarem interligadas via rádio. O que
permite uma comunicação rápida e eficiente com o COPOM, Centro de Operações da Policia Militar, este recebe uma solicitação via fone 190 e repassando a ordem as Guarnições motorizadas para que atendam a solicitação.

Os candidatos, de ambos os sexos, possuem, geralmente, duas maneiras de ingresso: como soldados e oficiais. Os cursos de formação de praças de Polícia Militar são ministrados em âmbito regional, de acordo com a necessidade de cada Estado. Em alguns, o curso tem a duração de 10 a 12 meses, com estágio probatório. Depois de formados, são promovidos a soldados ou a soldados de 1ª classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário