sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA - IME

Localizado na Praia Vermelha, na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto Militar de Engenharia, tem uma história que se confunde com a história da Engenharia no Brasil. A instituição teve suas origens na Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, criada em 1972, para atender a interesses da Coroa Portuguesa no Brasil.

Desse modo, o IME foi a primeira Escola de Engenharia criada nas Américas e a terceira no mundo. Em 1964 os civis puderam ingressar nos cursos de Engenharia do IME e,  a partir de 1996 as mulheres, também, passaram a ser aceitas na instituição. Atualmente, o Instituto abriga mais de 500 alunos.

Entretanto, os ensinamentos não se restringem às Ciências Exatas e da Natureza. Quando saem do IME, os engenheiros trabalham na pavimentação de estradas em todo o Brasil - o Exército possui 11 batalhões de Engenharia de Construção que atuam na pavimentação de estradas, na construção de ferrovias e no aproveitamento racional de recursos hídricos.
Os cursos, em nível de graduação do IME, têm duração de cinco anos formando engenheiros para a construção civil, mecânica, elétrica e eletrônica, comunicações, armamento, computação, cartografia e química.

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSO

NACIONALIDADE: Ser brasileiro (a)

ESTADO CIVIL: Solteiro (a)

IDADE: Ter no mínimo 16 anos e, no máximo 22 anos de idade completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano da inscrição.

ESCOLARIDADE: Para participar do exame seletivo o candidato deverá ter concluído, ou estar em fase de conclusão do Ensino Médio.

FORMAÇÃO: Oficial Engenheiro do Exército

VANTAGENS COMO ALUNO: Alojamento, Fardamento completo, Alimentação, Assistência Médica e Odontológica, Férias, Salário Aluno, para que não precise depender da família entre outras vantagens.

VANTAGENS DEPOIS DE FORMADO: Projeção de carreira, salários compensadores, vida estabilizada, segurança e tranquilidade para toda a família entre, outras vantagens que só a vida militar oferece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário