terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA MARINHA MERCANTE - EFOMM

Um Centro de referência para Oficiais da Marinha Mercante não só do Brasil, mas também para jovens cujo país de origem não tenha uma Escola de Marinha Mercante, na EFOMM são formados Oficiais em duas opções de curso: o de Náutica e o de Máquinas. Tanto no curso de náutica quanto no de máquinas, os alunos estudam na Escola em regime de internato durante três anos.
Há duas unidades no Brasil. Uma, localizada na cidade do Rio de Janeiro, o CIAGA – Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, para cidadãos que residem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. E outra, localizada na cidade de Belém, no Estado do Pará: o CIABA – Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar que atende cidadãos que residem nas regiões Norte e Nordeste.
O curso tem duração de dois períodos e é desenvolvido em oito semestres. Após o término do 3º ano, o aluno realizará, obrigatoriamente, o Estágio de Praticante, denominado Programa de Estágio (PREST), a bordo de embarcações mercantes utilizadas na navegação marítima e no apoio marítimo, exclusivamente em empresas indicadas pelos Centros de Instrução.
Durante os semestres acadêmicos, os alunos são militares, conforme previsto no Estatuto dos Militares, por estarem realizando a Formação de Oficiais da Reserva da Marinha.
Ao terminar o curso, o aluno será declarado Bacharel em Ciências Náuticas (curso de nível superior), e passará a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva, não remunerada, da Marinha do Brasil, no posto de 2º Tenente.

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSO

NACIONALIDADE: Ser brasileiro(a)

ESTADO CIVIL: Solteiro(a)

IDADE: Ter entre 17 e 23 anos de idade no dia 31 de janeiro do ano de início do curso.

ESCOLARIDADE: Ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio.

FORMAÇÃO: Oficial da Marinha Mercante

VANTAGENS COMO ALUNO: Alojamento, Fardamento completo, Alimentação, Assistência Médica e Odontológica, Férias, Salário Aluno, para que não precise depender da família entre outras vantagens.

VANTAGENS DEPOIS DE FORMADO: Projeção de carreira, salários compensadores, vida estabilizada, segurança e tranquilidade para toda a família entre, outras vantagens que só a vida militar oferece.

Um comentário:

  1. Oi meu nome é sarah,tenho 14 anos...meu sonho é ser oficial da marinha mercante eu acho uma profissão legal e tal porém eu ainda não tenho certeza se quero seguir a carreira militar assim tenho medo de acontecer uma coisa, uma tempestade e o navio afunda...eu ainda estou meio indecisa queria pedir a opinião de vcs??? muito obrigado desde já!!!
    qualquer coisa vou deixar meu e-mail é sarinha.click@hotmail.com

    ResponderExcluir