terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CORPO DE BOMBEIROS - CB

Um Bombeiro é um profissional ou voluntário que por vezes possui treinamento e equipamento adequado para apagar ou minimizar incêndios, resgatar pessoas em situação de perigo, salvaguardar bens materiais e ajudar e fornecer assistência nos desastres naturais e nos causados pelo homem.
Podem ser militares, no caso da grande maioria dos estados Brasileiros, ou então civis e voluntários, como ocorre em alguns países europeus e nos EUA. Em geral são profissionais que têm grande prestígio junto ao público, principalmente o infantil, pois são vistos como heróis. Em Portugal, os bombeiros são popularmente conhecidos como Soldados da Paz.
No Brasil, a maioria da população crê que todo bombeiro é militar. Poucos conhecem a existência do bombeiro civil, que pode ser empregado em empresas (ou de atendimento ao público como voluntário ou contratado pelas prefeituras) ou participar de atendimento público como voluntário ou contratado, ou ainda como funcionário municipal. 
Em alguns Estados brasileiros, o Corpo de Bombeiros não está vinculado à Polícia Militar, como por exemplo, no Rio de Janeiro são Corporações distintas. Isso é em decorrência das atividades desenvolvidas pelos Corpos de Bombeiros, quais sejam: de salvamento, socorros em acidentes e desabamentos e de Defesa Civil, quando de catástrofes, enchentes, entre outros. Existem duas maneiras de se ingressar no Corpo de Bombeiros, como Soldado ou Oficial.

REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INGRESSO

NACIONALIDADE: Ser brasileiro (a)

IDADE: Em São Paulo e no Rio de Janeiro, ter entre 18 a 30 anos. Em outros estados, ter entre 18 a 25 anos

ESCOLARIDADE: Ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio.

FORMAÇÃO: Formar Soldados (CFSd) ou Oficiais (CFO) para a ativa do Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário